sexta-feira, 17 de setembro de 2010

A tradição do Natal de Nikko

Por Carolina Iegami

Muitos bolsistas sabem que o Natal de Nikko é um evento "oficial" e tradicional dos bolsistas brasileiros no Japão. O que muitos não sabem é a razão da sua existência e como ele acontece. Eu mesma achei que o evento não fosse organizado pelos bolsistas e sim por outras pessoas, como é a Churrascada de Gifu, por exemplo. Entretanto, o Natal de Nikko é organizado por nós,  bolsistas para nós mesmos, diferente do Natsu Matsuri (que os bolsistas organizam no Brasil, previamente ao embarque para o Japão) que organizamos para um público externo.
Seguem informações repassadas pela bolsista Jenny Komatsu (com dados levantados para festa de 15 anos da ASEBEX – informações solicitadas por Maya Kanatani e repassada para jornalista Bruna Siqueira, para material no jornal “International Press”, em dez/2007), que foram parar no relatório do Natal de Nikko 2007 e graças a ele vocês estão lendo no blogb2010.

“Antes do Natal ser comemorado em Nikko, esta ocasião era festejada em Narugo, Miyagui-ken.

Se Papai Noel fosse japonês, ele certamente teria longas barbas, mas ao invés de roupa vermelha e branca, vestiria um belo kimono e muitas histórias seriam contadas a seu respeito.

Yuko Takahashi. Esse senhor japonês que durante 16 anos (de 1965 a 1981) recebeu em seu ryokan os bolsistas kenpi-ryugaku para passarem o Natal, era considerado e chamado carinhosamente de “Papai”.
Seus atos de generosidade e bondade, não só com os bolsistas, mas com uma gama maior de pessoas, nos faz lembrar a figura do Papai Noel, não o simples distribuidor de presentes, mas sim o distribuidor de fraternidade.



Miyagui, torna-se muito visitada durante o inverno pelos turistas.
No entanto, apesar de ser alta estação, “papai” fechava seu ryokan e sem cobrar nada, alojava os bolsistas para que pudessem comemorar o Natal juntos. Muitos prorrogavam a estadia até o Ano Novo. E todos os anos, ele abatia um boi para oferecer uma churrascada, mas o ryokan ficava nas mãos dos bolsistas. Foi assim, até 1981, quando sua doença se agravou. Em 1982, o Natal foi comemorado pela 1a vez longe do seu ryokan.”

Quer saber a data do Natal de Nikko em 2010? Clique aqui!

Um comentário: