quarta-feira, 20 de outubro de 2010

A jornada até o Natal de Nikko


Por Marcos Persici

Olá pessoal!

Eu sou o Marcos Persici, participei do Koshukai 2010 e da grande aventura que se seguiu a isso – o natsu matsuri – na verdade aquele foi o início de nossa grande jornada, seguindo por um caminho que não pode ser trilhado por um mas sim por todos, isso por que essa trilha só faz sentido se estivermos lado a lado.

 Talvez seja difícil explicar o que é participar do koshukai. É aquele tipo de coisa que só quem viveu sabe o que é, a palávra inesquecível é uma forte candidata para resumir o que foi aquele início de 2010. Alguns amigos que não puderam participar da dinâmica externa do koshukai me pediram que lhe explicassem o que havia sido aquela atividade, eu pensei, posso explicar detalhadamente o que foi feito mas não posso fazer com que entendam o que foi participar da D.E. Acredito fortemente que o natal de nikko segue esse mesmo sentimento.

 Reuniões, correrias, atrasos, preocupação, risos, eleição, saideira, balada, despedidas e reencontro , talvez no local mais longe possível do Brasil. A sensação do trabalho em conjunto, do esforço e da confiânça depositada em nossos companheiros, tudo em nome de um ideal. Essa experiência não pode ser apagada assim como a união que firmamos naqueles momentos não pode ser esquecida.

 Gostaria de pedir a todos que participem do natal de nikko, esse será o encerramento de um ciclo, não digo que é a conclusão por que sei que todos temos o dever de passar nosso conhecimento, nossos conselhos aos próximos bolsistas e de ajudar sempre os kenjinkais e outras instituições que nos concederam a maravilhosa oportunidade de estudar em um país como o Japão. Participar do natal é acrescentar mais uma memória especial a nossa grande aventura. Como eu disse no início a trajetória que nos une faz com que o natal só faça sentido se estivermos juntos, nós seremos o natal de nikko. Depois do natsu matsuri me lembro de ter a senssação de que unidos podemos completar qualquer tarefa, escalar qualquer montanha, organizar qualquer evento.

 A saudade é uma coisa que não controlamos, ela ataca das mais diversas maneiras, ao se ver uma foto, ao se ouvir uma frase, um riso, ao se fazer um gesto, no momento em que recebemos ou damos um presente. Mas se a saudade vai atacar nossos corações nosso presente para os amigos será o companheirismo, o apoio, a compreensão - a amizade. Acreditem em mim, ganhar presentes é bom, mas dar presentes as vezes é infinitamente melhor, saber que a outra pessoa ficou feliz é algo que não tem preço.

Sei que no fisicamente distante Brasil um grupo de pessoas torçe todos os dias por nós, pergunta-se como estamos e, nas saideiras, comenta nossas atividades recentes. Talvez as vezes devem ficar preocupados pensando ´´será que não esquecemos de passar nenhuma dica para eles?´´ Nossos queridos sempais esperam que nós, como eles, faremos este natal, especial para nós, a nossa maneira.

 Chegou a hora de nós, do B2010 nos reunirmos mais uma vez, realizarmos um último desafio, rirmos juntos novamente, relembrar nossos passos até aqui. Infelizmente alguns de nossos amigos não poderão estar no natal devido ao tempo diferenciado de duração das bolsas, mas estou certo de que todos eles gostariam muito de estar presentes e é por isso mesmo, por eles também que fazeremos o último evento do b2010 aqui no Japão, e, fazendo um paralelo com o título desse blog, esse é um evento de todos!

 Infelizmente as atividades em que tenho que participar na faculdade não me permitiram participar dos eventos que aconteceram durante o ano, me sinto triste não por não ter visitado aqueles lugares mas sim por não ter podido encontrar os amigos do koshukai, assim espero anciosamente pela oportunidade de me reunir novamente com vocês do B2010!

Um comentário:

  1. Se esse post não era pra ser emocionante... digo que foi! E assim como o Balde disse, aproveitem por nós (no meu caso) que não poderá participar... queria ficar mais uma semana só pra poder ir no Natal de Nikko...então não deixem essa oportunidade passar!!!
    A todos um grande abraço e aproveitem cada minuto no Japão! B2010... sempre no meu coração!!

    ResponderExcluir